Acupuntura

A acupuntura é uma terapia complementar oriental que trabalha a força vital através de pontos específicos denominados meridianos.
Segundo esta terapia, nosso corpo possui um fluxo de energia (chi), que, ao ser interrompido, interfere no equilíbrio do corpo. Com a perda do equilíbrio, consequentemente, surge a doença.
O terapeuta trabalha este fluxo de energia vital através da inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, com o objetivo de equilibrá-lo. Estes pontos também podem ser estimulados também por pressão, calor entre outros métodos de estímulos.
Esta terapia complementar tem seus efeitos reconhecidos na medicina ocidental, entretanto, o tratamento tradicional não deve ser substituído. Seus efeitos benéficos atuam de forma complementar e não substitutiva.

Benefícios da Acupuntura:

No ocidente, muitos profissionais ainda restringem o emprego da Acupuntura para o tratamento da dor, mas, quando interpretamos o adoecer dentro dos conceitos da Medicina Chinesa, podemos utilizar a Acupuntura para cessar ou auxiliar no controle de determinadas doenças.
Dentre as patologias ósteo - musculares, a Acupuntura apresenta grandes benefícios nas tendinites, fibromialgia, torcicolos, lombalgias, bursites, protusão e hérnia de disco, além de dores musculares.
Existem bons resultados no tratamento de enxaqueca, alergia, asma, ansiedade, depressão, insônia, irritabilidade, TPM, obesidade, gastrite além de muitas outras doenças.
No caso da gestante, esse uso é muito interessante, pois diminui a necessidade de ingestão de medicamentos, sendo menos afetada pelos seus efeitos colaterais, como dor no estômago, sonolência e cansaço, além das repercussões fetais ainda pouco estudadas. Muitos trabalhos científicos apresentam a eficácia no controle de vômitos, lombalgia, ansiedade e gastrite.